VSL (Video Sales Letter) | Do Básico ao Avançado [2024]

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VSL (Vídeo Sales Letter) é um termo muito comum no Marketing Digital mas que várias pessoas ainda tem dúvida sobre o que ele significa.

Por nesse artigo vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto Video Sales Letter.

O que é uma VSL?

Uma VSL, ou Carta de Vendas em Vídeo, traduzido para o português, é um vídeo que tem como objetivo principal fazer o espectador realizar uma ação específica, normalmente a compra de um produto ou serviço.

Ela consiste assim em um vídeo com um roteiro cuidadosamente elaborado para apresentar um produto ou serviço, destacando seus benefícios e despertando o interesse do espectador nele.

Um vídeo de vendas é uma estratégia de marketing digital muito utilizado atualmente, pois é considerado uma forma eficaz de aumentar as conversões e as vendas de um negócio.

Para que serve uma VSL?

Uma VSL serve para criar e transmitir uma mensagem persuasiva por meio de um vídeo, normalmente com o principal objetivo de realizar a venda de um produto ou serviço.

Ela é assim uma poderosa ferramenta do Marketing Digital para realizar conversões, sendo muita utilizada por quem trabalha com PLRs.

Ela serve tanto para promover produtos físicos (encapsulados, cremes…) como produtos digitais (ebooks, cursos, treinamentos, mentorias…)

Outra forma de utilizar uma VSL, é para gerar leads, ou seja, capturar informações de contato (e-mail e/ou telefone) de pessoas interessadas em algum produto, serviço ou informação, para posteriormente entrar em contato.

Tipos de VSL

Existem 3 tipos de VSL: a VSL Cinética, a VSL Cinematográfica e a VSL Mesclada.

VSL Cinética

A VSL Cinética é a mais simples que existe e foi o primeiro formato inventado.

Ela é caracterizada por um vídeo em formato de apresentação de slides e que possui uma dinâmica e ritmo envolventes.

Além da parte visual com a apresentação, a VSL Cinética possui uma narração que vai lendo e interpretando o texto dos slides.

VSL Cinematográfica

A VSL Cinematográfica é a mais complexa que existe.

Ela é caracterizada por uma produção visual de alta qualidade, com imagens e vídeos impactantes e uma narrativa envolvente com trilhas sonoras.

Esse formato é ideal para produtos que exigem uma abordagem mais emocional e para isso ela pode incluir animações, efeitos especiais, transições e outros recursos para manter a atenção do espectador.

VSL Mesclada

A VSL Mesclada é a combinação da VSL Cinética com a VSL Cinematográfica. Ela utiliza assim os elementos mais tradicionais de um vídeo em formato de apresentação de slides juntamente com os elementos audiovisuais do vídeo cinematográfico.

O que precisa ter em uma VSL?

Uma VSL precisa ter 3 elementos:

  1. Conteúdo (copy ou texto)
  2. Áudio
  3. Elementos visuais

Conteúdo

A primeira coisa que você vai precisar para criar uma VSL é ter o conteúdo do vídeo, ou seja, o texto (ou copy) do que será abordado no vídeo.

Essa é a parte mais importante de uma VSL pois é a mensagem principal do seu vídeo.

Áudio

A segunda coisa que você vai precisar para criar uma VSL é ter o áudio do vídeo, em especial, a narração (locução) do texto.

Esse áudio nada mais é do que o texto (copy) do vídeo narrado, de preferência por um narrador profissional, pois será fundamental para gerar uma conexão com os espectadores.

Elementos Visuais

A terceira coisa que você vai precisar para criar uma VSL é a produção final do vídeo com a inserção dos elementos visuais e sincronização entre o texto (copy) e o áudio.

Nessa parte você definirá se ela será Cinética, Cinematográfica ou Mesclada.

Após essa definição, você mesmo poderá utilizar um programa de edição para juntar todos os elementos e criar a versão final do vídeo ou contratar um editor de vídeos especializado em criação de VSLs.

Quanto custa uma VSL?

O custo de uma VSL pode variar bastante, dependendo de diversos fatores como a duração do vídeo, complexidade do roteiro, narração e o idioma do vídeo.

Além disso, é importante considerar os custos de produção e qualidade dos profissionais envolvidos pois quanto maior a qualidade de todos os elementos da VSL mais cara ela tende a ser.

Em média, o custo de uma VSL, considerando já a narração e edição do vídeo completo, pode variar de R$500,00 a R$2.000,00, dependendo das especificações e da qualidade desejada.

Você pode encontrar esses profissionais que trabalham com a criação de Video Sales Letter em sites de freelancers, como o Workana ou Vinte Pila, ou então no maior fórum de Marketing Digital do Brasil, o Blackrat.

Quantos minutos deve ter uma VSL?

Não existe um tempo ideal para uma VSL, ou seja, não existe um número de minutos mínimo ou máximo. O importante em uma VSL é conseguir transmitir a sua mensagem e convencer a pessoa a tomar a ação desejada dentro do menor tempo necessário e possível.

Assim, o tempo ideal para uma VSL pode variar, dependendo do objetivo da campanha e do público-alvo. No entanto, é importante considerar que a atenção das pessoas está cada vez mais limitada, e que um vídeo muito longo pode acabar perdendo o interesse do público-alvo.

De forma geral, podemos dizer que as VSLs costumam ter uma duração média de 10 a 20 minutos, mas é possível criar vídeos mais curtos, em torno de 7 minutos, que ainda assim sejam eficazes em converter os espectadores.

Adicionalmente, esse tempo ideal pode ser determinado por meio de testes A/B, nos quais duas versões do vídeo são apresentadas ao público-alvo, com tempos diferentes, e os resultados são comparados

Como fazer uma VSL?

Para fazer uma VSL você vai precisar seguir os seguintes passos:

  • Conhecer bem o público-alvo: é fundamental entender as necessidades, desejos e problemas do público-alvo para criar uma VSL que atenda às suas expectativas. Isso pode ser feito por meio de pesquisas de mercado, análise de dados e feedback dos clientes.
  • Definir a mensagem principal: a VSL deve ter uma mensagem clara e objetiva, destacando os principais benefícios do produto ou serviço. É importante utilizar palavras-chave e gatilhos mentais que despertem o interesse e a curiosidade do público-alvo.
  • Criar um roteiro eficaz: o roteiro deve ser elaborado de forma estratégica, com uma estrutura que desperte o interesse do espectador e o leve a realizar a compra. É importante utilizar uma linguagem persuasiva e objetiva, destacando os benefícios do produto ou serviço.
  • Utilizar elementos visuais de qualidade: é importante investir em uma produção visual de qualidade, com imagens, animações e gráficos que chamem a atenção do espectador, de preferência criando uma VSL Cinematográfica. É possível utilizar elementos visuais para ilustrar exemplos, estatísticas e benefícios do produto ou serviço.
  • Escolher uma narração adequada: a narração é fundamental para a eficácia da VSL. É importante escolher um narrador com uma voz clara e agradável, que transmita confiança e credibilidade. É possível ainda utilizar diferentes técnicas de narração, como o storytelling, para tornar a mensagem mais envolvente e emocionante.
  • Testar e otimizar: é fundamental testar e otimizar todos os resultados alcançados após colocar a VSL em prática e assim ir melhorando os resultados e fazendo adaptações à versão original.

Como narrar VSL?

Saber como narrar VSL é um dos pontos mais importantes da composição de um vídeo de vendas.

Hoje em dia existem basicamente duas formas de se narrar uma VSL, sendo elas:

  1. Contratar um narrador profissional
  2. Utilizar ferramentas de inteligência artificial de narração

A primeira é a forma que a maioria das pessoas pensam em como fazer a narração de uma VSL, ou seja, basicamente contratando alguma pessoa especialista em narração e locução de vídeos.

Esses profissionais podem ser encontrados em sites de freelancers, como por exemplo o Vinte Pila, Workana e Upwork.

A segunda forma é utilizando a ajuda da Inteligência Artificial (IA). Hoje em dia existem diversas ferramentas e sites especializados em gerar vozes artificiais que parecem 100% naturais.

Nessas ferramentas e sites basta inserir o texto e automaticamente você terá um áudio contendo o texto narrado.

Algumas dessas ferramentas e sites conhecidos são:

  • Azure (Microsoft)
  • Text To Speech (Google Cloud)

Conclusão

Espero ter ajudado você a entender melhor o que é uma VSL (Video Sales Letter) e qual a importância dela como ferramenta no Marketing Digital.

Se você quiser aprender mais sobre o assunto e entrar em contato com especialistas que trabalham com isso diariamente, sugiro que você conheça o Fórum Blackrat, o maior fórum de Marketing Digital do Brasil.

Clique no botão abaixo:

Até o próximo.

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